Há esperança



Esperança: sentimento de quem vê como possível a realização daquilo que deseja; confiança em coisa boa; fé em uma vida melhor". A segunda das três virtudes teologais, ao lado da fé e da caridade [Representa-se por uma âncora.].



Bem, como já vimos: a esperança está ligada à fé e ao amor. Ela nos faz acreditar que algo bom irá acontecer. 



Muitas vezes, nos deparamos com momentos de grandes tristezas, sejam elas de que formas forem. Tristezas, essas, que nos fazem entrar em conflito com a nossa própria mente. Tristezas, essas, que nos fazem olhar para o mundo com uma perspectiva diferente da qual gostaríamos. Nasce, então, um lado mais pessimista, mais sombrio; um lado paralisante. Isso se dá, porque a tristeza, muitas vezes, também está ligada ao medo. Medo do incerto. Quando algo nos confronta de alguma forma, o medo logo é acionado. Seja ele um tanto leve ou um tanto pesado. Mas o confronto nem sempre é ruim, na verdade, ele é um dos principais motivos que nos faz sair da zona de conforto e repensar o que estamos vivendo. É o confronto que vai de encontro ao que você é (ou está sendo), e te leva a um lugar para analisar suas atitudes e, muitas vezes, te faz crescer como ser humano.



A incerteza gerada logo após a certeza, nos faz entender que nem sempre a certeza é tão certa assim. Fazemos planos, temos sonhos, conquistamos, corremos atrás, esperamos, e de repente, algo sai do nosso controle. Algo que, claro, não estava previsto acontecer, acontece, e nos faz recalcular a nossa rota que antes parecia tão certa. Imprevistos acontecem, e nem sempre nossos planos são tão bons quanto pareciam ser, mas na maioria das vezes, só descobrimos isso quando algo sai do nosso controle.



Tudo acontece por algum motivo. Qual motivo? Bem, isso eu não posso te dizer. Não posso porque para cada pessoa há um motivo, e mesmo que parecido, há circunstâncias que compõem de forma diferente, a vida de cada ser humano. Mas uma coisa eu posso te dizer: tenha esperança!



A esperança entra em cena, quando muitas vezes, não vemos mais uma solução concreta. A fé é aquilo que acreditamos, mesmo que não tenhamos visto. Logo, esperança e a fé estão interligadas. Sim, uma precisa da outra. Não há esperança sem fé nem fé sem esperança. Elas se juntam, e com toda a força que as envolve, elas tomam forma na mente e coração do indivíduo que antes não via um caminho diferente, ou como dizem, "uma luz no fim do túnel". Essa tal luz só é alcançada através da perseverança. A perseverança é o ato de ser constante naquilo que se quer; naquilo que se acredita. 



Os dias tristes precisam ser enfrentados com esperança. Esperança de um dia melhor. Esperança de um futuro melhor. Esperança de uma notícia boa. Esperança de um milagre, seja ele qual for. 



O sofrimento nem sempre vai te levar a um lugar ruim ao final dele. Há sofrimentos que nos trazem vida, e não morte.



Esperança: aquele que espera em quem tem aliança. Essa é a minha definição. 


Com quem você tem uma aliança? Não, não falo daquelas lindas alianças que são colocadas nos dedos. Eu falo da aliança espiritual, seja ela com pessoas ou com o próprio Deus. Em quem você crê? Bem, Deus é a verdadeira esperança para todos os momentos, não apenas nos dias ruins, mas até mesmo, nos dias bons. Espere nEle. Tenha aliança com Ele. Ele honra esse compromisso. Quando Ele promete, Ele cumpre independente do tempo necessário que essa promessa precisa para que se cumpra.



Procure ter aliança, também, com pessoas que a respeita tanto quanto você. Então, nos dias desesperançosos, essas pessoas irão te ajudar a enxergar as coisas, não com um olhar pessimista, mas com um olhar otimista. Dessa forma, você irá trazer à memória que coisas ruins acontecem, mas isso não significa que as coisas boas não estão por vir, pois elas sempre virão, uma hora ou outra. Acredite: ainda há esperança! 



Ter pessoas que nos motivam é um verdadeiro presente em meio a tanta gente que insiste em querer nos colocar para baixo. Escolha estar perto de quem realmente faz bem ao seu emocional. Um emocional abalado pode trazer grandes destruições, tanto para a própria vida quanto para a vida do outro. 



Quero te motivar, dizendo: não pare de lutar! Aquele que sempre desistiu, nunca chegou a nenhum lugar que gostaria de um dia ter chegado. Independente do que você estiver passando, saiba que as coisas não vão ficar assim para sempre, se você decidir que elas não fiquem. Não desista! Adquira forças em Deus, e siga em frente, não apenas com a fé e a esperança, mas juntamente com as obras, ou seja, não apenas acredite que tudo vai mudar, mas faça o que estiver ao seu alcance para que tudo realmente mude. Tenha atitudes transformadoras em meio ao caos! Você é capaz! 



E depois que esse sofrimento passar, o que você vai levar dele é a cicatriz dentro de você. Não vai doer mais, mas vai te ajudar a curar outras pessoas. Vai te ajudar a trazer luz para quem está na escuridão. Esse sofrimento não vai te matar. Ele vai te transformar em alguém melhor. Em alguém que não só existe, mas que vive, que tem história para contar e ensinar. 



Sempre há um propósito, mesmo quando as coisas não saem da forma que gostaríamos que elas saíssem no início. Mas o resultado final... ah, ele vale a pena. E para você alcançá-lo, você precisa mesmo ir até o fim, e assim, receber o seu prêmio tão esperado. Quando você recebê-lo, vai entender o porquê teve que passar por determinadas situações. O prêmio vai ser maior e mais bonito do que você espera que ele seja. 



Eu te espero na linha de chegada! Enquanto isso, vamos seguindo nessa estrada que é a vida. Tropeçando. Levantando. Chorando. Sorrindo. Mas desistindo? Nunca! A chegada é logo ali. Até mais!

Comentários

  1. Ameiiii o texto!! “Quero trazer à memória aquilo que me dá esperança “ música que combina bastante com esse texto maravilhoso !! Deus é nossa esperança!! Amo você prima linda!! Você é uma joia rara!! ❤️

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada, prima linda! Exatamente! Deus é a nossa esperança, e esperar nEle, vale a pena. Ele nunca esquece de seus filhos. Está sempre pronto para cuidar de cada um de nós. E tem algo lindo reservado para cada fase de nossas vidas — seja aqui na terra ou no céu. Eu te amo muito! Você é mais do que abençoada! Pessoas como você nos mostra que realmente há esperança. Jesus exala em você! ❤️

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas