O valor da vida está em valorizá-la




 Esses dias me deparei com pensamentos de saudade. Sabe quando você sente falta de uma época boa e sabe que ela não vai voltar mais? Eu estava pensando se futuramente, eu iria parar pra pensar e sentir saudade do hoje. Cheguei à conclusão que sim. Sempre achamos que nosso presente não está sendo tão bom quanto algumas coisas boas que já passaram, e quanto algumas que ainda virão. A nossa tendência é sempre querer o antes ou o depois. E por que demoramos tanto pra perceber que o hoje também vai ser lembrado mais à frente, e também vai fazer falta?
 Valorizar. É isso que está faltando. Estamos acostumados a valorizar o que não temos e/ou o que perdemos. Estamos esquecendo de valorizar o que já está pertinho de nós. A vida é muito breve, pra deixarmos de fazer o que nos faz bem. Sabe aquelas músicas que você ama, e não escuta mais? E aquele seu animal de estimação, que você nem abraça mais? Lembra daqueles livros que estão na estante, que ficaram lidos pela metade, e você não voltou para terminá-los? E aquele tempo que você tinha só pra você, por que não tem mais? Sabe aqueles amigos que sempre estiveram com você em todos os momentos, e você nem se dá ao trabalho de conversar uns minutinhos com eles? Sabe aquele amor que você já tem, mas age como se não tivesse? Ah, e aquelas pessoas que você chama de "família" e você não para mais pra interagir com elas nem um pouquinho? São tantas coisas que vamos perdendo com o passar dos dias. São tantas coisas que vamos deixando de cuidar.
 Hoje, eu convido você, leitor(a), a lembrar de tudo isso, e ver quantas dessas coisas você ainda faz e quantas delas você deixou de fazer. Quero te incentivar a reavivar sentimentos bons que existem, bem aí, dentro do seu coração. Quero te levar a olhar a vida com outros olhos.
 Todos nós passamos por problemas. Mas, podemos escolher passar por eles e ter a esperança que uma hora eles vão deixar de existir. Novas oportunidades aparecerão. Novos problemas também. Mas não podemos permitir que situações antigas, permaneçam no nosso presente e atinjam o nosso futuro. Cada fase uma fase. Cada momento tem seu próprio tempo. O poder de viver bem, e não viver, está em como vamos lidar com as situações contrárias. A nossa mente é que nos conduz ao que é bom. É ela que nos conduz ao que é mau.
 Queira hoje, assim como eu, olhar ao redor e ver o que há de melhor. Passar a olhar a vida com outros olhos, nos fará perceber coisas magníficas que nunca perceberíamos se mantivéssemos nossa mente fechada.
 Apreciar a natureza. Admirar aquele lindo dia de sol, e até mesmo aquele dia nublado. Andar com menos pressa. Dançar. Conversar com os amigos. Não pensar apenas em si mesmo. Sair. Ler. Ouvir música. Observar as simples coisas. Rir. Dar "Bom dia". Pedir perdão. Exalar amor. Sonhar. Acreditar. Alcançar. Fazer tudo aquilo que te torna alguém melhor. Deixar velhos hábitos para trás. Estar aberto a coisas novas. Valorizar quem sempre esteve por perto. Viver, e não apenas existir.
 Gosto de lembrar do que me incentiva a prosseguir. Gosto de viver o que me faz acreditar que ainda há amor guardado em muitos corações. Não podemos nos anular, e deixar de ser quem somos. Não podemos viver a vida de ninguém. Podemos viver a nossa, e cuidar dela a cada segundo. Cuidar daquilo que nos motiva a sorrir.
 O valor da vida está em ser melhor por nós mesmos, e ser melhor para os outros. Está em cultivar as pequenas coisas, e logo se deparar com as grandes. Porque tudo aquilo que plantamos, que cultivamos, uma hora cresce e gera frutos. Que os nossos frutos sejam bons, e que possamos vir a compartilhar com as pessoas que amamos. Seja o que for, mas, por favor, seja amor. Não deixe que as dificuldades tirem o brilho da sua essência. Não deixe para amanhã o que você deve fazer agora. O tempo é breve, e o amor deve ser demonstrado todos os dias.


Tempos que não voltam.
Tempos que nos fazem perceber,
que tudo era apenas querer.
Que tudo era apenas viver...


Autora: Suellen Marques.
Tema escolhido por: Carolina Santos.

Comentários

  1. Adorei a reflexão, Suellen! Acho que pra começarmos imediatamente, talvez devêssemos desejar uma "Boa noite" as pessoas que amamos, àquelas que esquecemos de dizer o quão importantes elas são.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exatamente! Amei que você captou a ideia... Que saibamos valorizar as coisas simples da vida! Obrigada pelo comentário! Volte sempre!

      Excluir
  2. "O valor da vida está em ser melhor por nós mesmos, e ser melhor para os outros"
    Não existe nada mais verdadeiro que isso para nortear nossa vida. Belo texto!!!
    Bjos

    www.blogpapelpapel.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não existe!!! Obrigada pelo comentário! Fico feliz que tenha gostado! E, é ótimo saber que compartilha da mesma ideia. Volte sempre! Beijos!

      Excluir
  3. Ah!... A vida...Sua transições,aprendizados e delicadezas...
    Belíssimo texto! Adorei

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A vida, realmente, é incrível! Obrigada, Marcella! Volte sempre! ❤️

      Excluir
  4. Oie amei seu texto super verdadeiro , a Vida é isso mesmo cheia de aprendizado tudo que nos aprendemos nós torna mais fortes , acho que sentir saudades é normal sinto falta como todo mundo tem de alguém até mesmo de uma lembrança boa .... bjs ....
    http://jesscastrojc.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico feliz que tenha gostado! A vida é cheia de surpresas. Sejam elas boas ou ruins. O segredo é: nunca perder a esperança, e viver cada dia intensamente.
      Volte sempre! Bjs!

      Excluir
  5. Adorei o texto ♥
    realmente, são poucos os momentos em que paramos para agradecer por nossas vidas, e pelas pessoas que fazem parte dela; quem dirá dizer para estas mesmas pessoas que elas são especiais.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É verdade... Que tenhamos o hábito de agradecer e de demonstrar afeto!
      Assim como gostamos de receber amor, temos que estar prontos para dar amor, mesmo que não sejamos retribuídos da mesma forma. Temos que dar o nosso melhor às pessoas, independente de como elas sejam.
      Obrigada pelo comentário! Volte sempre! ❤️

      Excluir
  6. Gostei muito do texto, é verdadeiro e tocante. Todos deveríamos agradecer mais por tudo de bom que acontece em nossa vida ou pelo simples fato de existirmos. Parabéns

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Agradecer é primordial! Obrigada, linda!
      Volte sempre! ❤️

      Excluir
  7. Oi Suellen, adorei a reflexão, certamente não estamos aqui de passagem. É bom as vezes paramos para pensar no que estamos fazendo, se estamos aproveitando os dias novos e as oportunidades que temos ao acordamos no dia seguinte.
    Muito bom, parabéns.
    Abraços,
    Uiara Melo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cada dia é uma nova chance para recomeçar.
      Obrigada, Uiara!
      Beijos! Volte sempre! ❤️

      Excluir
  8. Olá, Suellen!
    Suas palavras me levaram a refletir...
    Tudo que você escreveu é verdade. Muitas vezes não nos damos conta de que temos aquilo que precisamos e temos que ser gratos. Claro que recordar é bom, mas não podemos viver aprisionados no passado. Temos que seguir em frente sabendo aproveitar a vida, curtir a família, os amigos, a natureza...
    Bjos,
    http://contosdacabana.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico muito feliz que tenha entendido, exatamente, tudo o que quis expressar nesse texto.
      Obrigada, Cidália!
      Volte sempre! ❤️

      Excluir
  9. Olá, Suellen!
    Suas palavras me levaram a refletir...
    Tudo que você escreveu é verdade. Muitas vezes não nos damos conta de que temos aquilo que precisamos e temos que ser gratos. Claro que recordar é bom, mas não podemos viver aprisionados no passado. Temos que seguir em frente sabendo aproveitar a vida, curtir a família, os amigos, a natureza...
    Bjos,
    http://contosdacabana.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  10. Gostei da mensagem, Suellen. Belas e sábias palavras.

    A vida é um sopro e o tempo se esvai como água por entre os dedos.

    Muito bom.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É verdade. Temos que aproveitar cada segundo.
      Muito obrigada, Roberto!
      Volte sempre!

      Excluir
  11. Que lindo!
    E infelizmente saudades é o sentimento que mais dói.
    Sinto saudades de amigos queridos que eu não vejo mais. Saudades dos meus pais que já se forem...é muito triste sentir saudades.
    A
    Parabéns pela belíssima reflexão.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tem uma frase que diz: "Saudade é aquilo que fica, daquilo que não ficou." Isso mostra que, se sentimos saudades, é porque nos importamos. O que nos conforta, é saber que Deus cuida de tudo, inclusive de nós.
      Muito obrigada!
      Volte sempre!

      Excluir
  12. Oi! Que mensagem mais bonita! A vida passa tão rápido! Com um sopro, se esvai, e nunca estamos preparados. Realmente devemos aproveitar o mais simples que é sempre o mais importante. Parabéns pela sensibilidade e pela reflexão.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Disse tudo! E, sim, nunca estamos preparados. É por isso que valorizar é indispensável.
      Muito obrigada, Giovanna!
      Volte sempre!

      Excluir
  13. Olá Suellen.

    Que lindo seu texto. Realmente devemos viver mais intensamente o presente. E gostoso sim sentir saudade querer voltar no tempo. Mas o nosso presente pode ser tão bom quanto o nosso passado foi basta a gente querer isso.

    Um grande abraço! 😘

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Gisele!

      Nossa... "...nosso presente pode ser tão bom quanto o nosso passado foi, basta a gente querer isso". Frase perfeita! Você conseguiu captar muito bem a mensagem do texto, e isso me deixa muito contente.

      Muito obrigada! Um grande abraço pra você também! 😘

      Excluir
  14. Parabéns pelo texto! Gosto destes textos que me levam à boas reflexões na vida real.

    Att,

    ResponderExcluir
  15. Emocionante seu texto, deu até vontade de chorar, isso não é justo, eu já sou mega emotivo e ainda leio uma coisa dessas, tive que me segurar. Parabéns pela escrita.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ahh, Frank, ler isso me fez muito, muito bem! ❤️ Obrigada mesmo!

      Excluir
  16. Que lindo! É exatamente assim, a gente deixa as pequenas coisas passarem despercebidas, sendo que são elas que nos fazem feliz ❤

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É verdade!
      Muito obrigada pelo comentário!
      Volte sempre! ❤️

      Excluir
  17. Texto muito lindo! De facto a saudade é isso mesmo, temos de dar valor às coisas enquanto as temos, porque um dia pode tudo acabar sem nós querermos ou sem nos apercebermos.

    Beijinhos!

    ResponderExcluir
  18. O problema do ser humano é não saber dar valor aos pequenos momentos e às pessoas que o cercam, e só quando perdem é que percebem o quanto significavam. Parabéns pelo texto, muito bem escrito e é sem dúvida uma baita reflexão para todos nós, para que possamos aprender a valorizar o que temos e o que somos antes que tudo escorra pelos nossos dedos e só reste a saudade...

    Beijos

    ResponderExcluir
  19. Eu costumo pensar assim, "se amanhã eu acordar exatamente com aquilo que eu agradeci, ou com as pessoas que eu fui gentil/amavel/etc, com o que eu acordaria?" Sigo com essa reflexão. Curti seu texto

    ResponderExcluir
  20. Lindo texto! Me fez refletir bastante. (:

    ResponderExcluir
  21. Amei a reflexão. Devemos valorizar a vida, as pessoas que estão do nosso lado, pensar mais no presente que no passado ou no futuro e fazer o possível pra realizar nossos sonhos.

    ResponderExcluir
  22. Ah, moça, quantas verdades <3
    Eu só não acho que sempre se sinta saudades do hoje, tem gente que tem um momentos realmente que não valem ser lembrados... Felizmente, não é meu caso.

    ResponderExcluir
  23. O sentimento de gratidão é muito pouco pra tanta coisa, né? O texto tá lindo. Quase chorei hahaha to sensivel :( Pura verdade!

    Beijocas,
    www.dossiedeverao.com

    ResponderExcluir
  24. Esses dias eu acordei de um sonho com muita saudades , o sonho era aquela época de escola que hoje em dia não volta mais , o sonho era tão real mais tem real que o sentimento de saudade era profundo que chorei . Gratidão e tão pouca pra tanta coisa , as vezes não valorizamos o dia de hoje e amanhã jpa sentimos saudades e querendo volta e o tempo e a unica coisa que não volta .

    ResponderExcluir
  25. Amei suas palavras, seu texto é bem verdadeiro e inspirador! Gratidão é tudo na vida da gente! Bjs.

    ResponderExcluir
  26. Texto profundo e maravilhoso 😍 já faz um tempo que percebi isso e tento não esquecer de viver todos os dias e demostrar o amor q sinto pelas pessoas, pelos meus animais ❤ tenho algumas obrigações que se eu permitir toma todo o meu tempo livre. Sei que elas são uma ponte para uma visa melhor para mim e minha família, mas não posso esperar ate alcançar o objetivo para poder curtir aqueles q amo. Fazer aquilo que me deixa feliz, curtir a praia a natureza. Sério amei demais ❤

    ResponderExcluir
  27. Belíssimo texto, ainda mais a parte que você fala da admiração, as vezes mesmo em um dia nublado tem sua beleza se pararmos para olhar. Beijos

    ResponderExcluir
  28. Que texto maravilhoso! Calmo, sincero, profundo.. Suas palavras são encantadoras! E realmente, a vida é feita de amor e gratidão. O amor realmente deve ser demonstrado todos os dias, pois nunca sabemos o dia de amanhã, né? Pois como você disse, vida é curta, e o tempo não volta! Amei o seu post!

    Bjos, Marinspira <3

    ResponderExcluir
  29. que texto mais lindo e inspirador! concordo muito contigo! a vida pode trazer muita coisa ruim mas devemos saber aproveitar o que tiver de bom e ainda mais, buscar o bem! <3

    ResponderExcluir
  30. Às vezes essa sensação de saudade, e na maioria das vezes eu entendo exatamente o porque. Eu sinto falta de tempos em que as coisas eram mais simples. Sinto que hoje não estão aproveitando tudo quanto deveriam... não valorizam quase nada, se sentem vazios e tentam ocupar esses vazios com outras coisas, sendo que o que a gente precisa de vez em quando é só para e observar :)

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas